Como sair das dívidas?

Primeiramente, antes de falar de como sair das dívidas peço que a partir de hoje você verdadeiramente aprenda a como não entrar nelas.

Quero te lembrar que no âmbito emocional, dívidas nada mais é que a materialização de crenças financeiras limitantes.

E racionalmente falando dívidas vem basicamente de se ter crédito. Então pare agora de usar o seu crédito. Entenda não existe riqueza com contas atrasadas, então não faça mais dívidas.

E para começar vamos entender o que é dívida:

Dívida são obrigações financeiras não honradas, contas que estão atrasadas.

Durante muito tempo não dormia preocupada com o tamanho da dívida que eu tinha no banco por conta de ter comprado o meu apto. Até que eu entendi que eu só era uma pessoa endividada a partir do momento que eu deixar de pagar, mas enquanto estou honrado os meus compromissos, está tudo sob controle. Não precisava ficar sofrendo por antecipação.

Quero te dar um passo a passo pra você sair das dívidas:

1. Corrigir a mentalidade – O que quer dizer isso, entender que você não nasceu para ser endividado. Isso é uma disfunção, e o que você não tem é porque você não sabe, pois se soubesse não estaria nessa situação.

Essa mentalidade que você tem hoje veio das suas crenças, que são formadas a partir do que você viu, ouviu e sentiu na sua infância ou na sua vida.

E se você acredita que é normal estar endividado e que ser assim é normal pra você é essa vida que você vai viver. Então mude sua mentalidade. Deus tem mais pra você e você pode mudar sua comunicação a respeito de dívidas, assim mudar seus pensamentos, seus sentimentos e consequentemente suas crenças que mudam resultados.

Enquanto não mudar o mindset você pode até ter muito dinheiro, mas continua vivendo de forma pobre e miserável.

2. Agora que você aprendeu que dívidas não fazem parte de você, da sua natureza e que você quer se livrar das delas, você precisa aprender como fazer isso:

1. Entendendo qual sua real situação , faça uma lista e organize por ordem dos juros maiores para os menores, e se comprometa a pagar suas dívidas nem que seja uma de cada vez, mas se comprometa só com o valor que você sabe que vai dar conta.

2. Não focar nas dívidas, focar em como fazer mais dinheiro, focar nas soluções e a principalmente solução é fazer mais dinheiro. E se for preciso baixar o seu nível de qualidade de vida nesse momento para quitar as dívidas, faça-o pois o prazer de não se sentir endividado nem cobrado é algo libertador. Se organize é possível.

3. Não se cobre tanto por conta das dívidas, você chegou onde chegou porque não sabia como fazer, mas só o fato de você estar aqui lendo esse blog, aprendendo e se colocar em prática, você já vai estar indo no sentido da prosperidade.

Errar faz parte do processo, mas persistir no erro é burrice. Infelizmente no nosso país não é ensinado sobre educação financeira, é um país com crédito fácil e juros extremamente abusivo, então todos esses fatores cooperaram para você chegar onde chegou. E só você tem o poder de te tirar desse lugar e te levar de fato onde Deus quer que você esteja, para honrar o Seu nome através de você e ainda ajudar muitas pessoas que precisam através do seu transbordo.

3. Agora estabeleça um plano de ação:

1. Visualize você saindo dessa situação, escute o que você diria pra você quando chegar esse dia, como você se sentirá e comece a comunicar que você é essa nova pessoa que pagou todas as suas dívidas e está livre para prosperar. Pense nisso, comunique isso, se comprometa com isso.

2. Faça um planejamento financeiro: Ganhos x gastos – bem específico, com clareza do tanto de dinheiro que você faz, como você está lidando com esse dinheiro, perceba como anda essa relação, em termos de pensamentos, sentimentos e crenças

3. Diminua gastos, e negocie bem na compra. O ganho está na compra. Não comece cortando o lazer, corte o exacerbado e o que é custo fixo: compras, luz, água, internet.

4. Venda o que está parado. O que dentro da sua casa você pode colocar a venda ? Um celular, uma câmera, um violão uma byke, aquilo que você tem e está parado, sem uso. Faça dinheiro agora.

5. Fazer vendas extra, gerar recursos de outras fontes. Buscar soluções e não focar nos problemas. Esse é o caminho, foque nas possibilidades, crie esses possibilidades, você pode, você é capaz e você nasceu para prosperar.

Escrito por: Ana Pitii

Compartilhe com seus amigos!