Qual a diferença entre custos e despesas?
Esse é um tema super importante na hora de você entender seu estado atual.
Identificando o que são custos e o que são despesas na sua empresa, ou até na sua vida se você for um profissional liberal.
À primeira vista, esses termos parecem sinônimos, mas entender a diferença entre custos e despesas, é vital.
Tanto custos quanto despesas representam os gastos da empresa. Ou seja, compõe os desembolsos que uma empresa faz. Porém, estes termos são utilizados para referenciar coisas diferentes.
O que é o custo?
Custos, são os gastos necessários para executar a principal atividade de uma empresa. E geralmente aparecem atrelados a linha de produção.
Custos geram receitas, você investe na operação, são recursos financeiros indo e voltando com mais recurso.
Exemplos de custo:
• Energia;
• Gastos com matéria-prima;
• Salário dos colaboradores envolvidos na produção;
• Equipamentos e ferramentas utilizadas nos processos de produção.
Imagine, por exemplo, um mercado. Seu principal produto são as mercadorias que eles vendem no mercado. Logo, a aquisição desses produtos faz parte do custo da operação para gerar mais recurso.
O que é uma despesa?
A despesa é um gasto necessário e que normalmente está ligado a geração de receita para o seu negócio. Mas, diferente do custo, ele não está atrelado à sua linha de produção. Ele aparece no seu orçamento de forma secundária.
Ainda pensando no mercado, se considerarmos, vendedores, gastos com armazenamento e internet, estamos pensando em despesas.
Percebe que essas despesas não geram dinheiro pra você? São coisas essenciais, mas que não geram dinheiro, só despesas.
Porque sem estes gastos ainda é possível seguir com a linha de produção.
Exemplos de despesa:
• Aluguel;
• Internet;
• Telefone;
• Materiais que não sejam insumo (como materiais de escritório);
• Pró-labore;
• Comissão de vendedores;
• Impostos;
Dando uma olhadinha na lista de despesas que citamos acima, você deve ter percebido que a frequência de algumas delas diverge e outras podem ser inesperadas. Sendo assim podemos dizer que as despesas são classificadas como:
Despesas fixas:
Despesas fixas, são aquelas que fazem parte do grupo de despesas previsíveis. Dentre elas podemos incluir: salários, impostos, aluguéis, contas (água, luz, telefone) e etc.
Despesas extraordinárias:
Ao contrário das despesas fixas, são consideradas despesas extraordinárias aquelas que são pagas pela empresa de forma aleatória ou sem qualquer previsibilidade.
Nesta categoria consideramos gastos como multas e encargos, gastos com processos, reparação de problemas eventuais e etc.
Então resumindo, custos gera receita, o dinheiro vai e volta com mais dinheiro.
Despesas o dinheiro vai e não volta.
E porque é importante entender isso. Pois só identificando bem o que são custos e o que são despesas, você ou sua empresa, vão poder entender melhor o seu fluxo de caixa entendo onde está lucrando e onde pode melhorar para diminuir suas despesas e quem sabe aumentar o seu custo, já que é ele que vai te dar mais recurso.
Outra coisa que quero destacar aqui pra você pensar, é que se no custo está o meu lucro, a minha geração de dinheiro, saber negociar na compra é chave do negócio.
A chave do sucesso está no conhecimento em prática, então te convido a sentar e fazer uma relação na sua empresa, ou até na sua vida pessoal, O que são custos pra você e o que são despesas?
Escrito por: Ana Pitii
Deixar um comentário