8 hábitos para você desenvolver e conquistar a tão sonhada estabilidade financeira

Estabelecer um passo a passo financeiro é o caminho para ser uma pessoa bem sucedida financeiramente e isso requer que desenvolvamos bons hábitos financeiros. E vou listar alguns aqui pra você:

1. Comece a poupar ontem. Se não der AGORA é o momento.

Sempre falo que não é quantidade de dinheiro que vai te fazer prosperar financeiramente, mas o compromisso consigo mesmo de guardar o dinheiro para ficar rico. É mudança de atitude, pode ser qualquer valor, mas que você se comprometa consigo mesmo de todo o mês você depositar para ficar rico. Quando isso virá um hábito e você começa a ver o seu dinheiro crescer, isso te motiva a guardar mais, logo você vai precisar ganhar mais dinheiro, fazer mais dinheiro e isso te motiva. Precisa dar o primeiro passo não precisa ser um grande passo, precisa dar o passo que você pode hoje.

Quanto você vai guardar esse mês ?

Já deixa no seu banco de forma automática assim que cair o seu salário, já é debitado para essa outra conta.

Percebe eu não perguntei quanto você pode guardar ? Eu perguntei quanto você vai. É decisão.

Pense a longo prazo. O crescimento de seus investimentos ao longo do tempo será impressionante se você começar o mais cedo possível.

2. Pague-se a si mesmo

Você precisa entender que ganhar dinheiro é bom e você merece. Se não associar o dinheiro com prazer, com fazer coisas que você gosta ou quer comprar, você não se motiva a ganhar mais dinheiro. Fica algo sempre chato, pesado, trabalhar só para pagar contas. E Deus não te chamou pra isso, ele te chamou para você viver de forma abundante. E de novo não falo de quantidade de dinheiro, falo de satisfação de receber o dinheiro do seu trabalho e gastar ele como bem entender porque você merece.

3. Troque os prazeres imediatos e compras por impulso pela satisfação de conquistar seus sonhos maiores

Esse é um dos pontos que mais prejudicam as pessoas a sempre estarem correndo atrás do rabo para pagar conta.

Por exemplo, ao invés de poupar mês a mês para comprar um carro, a mentalidade do brasileiro é já entrar no financiamento do primeiro carro, se a parcela couber no salário tá tranquilo. E não é bem assim:

Você chega a pagar 2 ou até 3 vezes os valor do carro por conta dos juros.
Você faz o financiamento a longo prazo e aí acontece algum problema, perde o emprego, vem a pandemia, aí a pessoa, não dorme, não come, não se alegra mais, pois vive correndo atrás do dinheiro para pagar a parcela, ou fugindo dos cobradores, pois assumiu tantas parcelas que agora não consegue dar conta, e acorda, dorme, quando dorme pensando como pagar as parcelas e não se foca em como ganhar mais, como crescer mais. Como prosperar mais. Esse tem que ser o nosso foco.

Seja inteligente, use o seu dinheiro de forma sábia. Planeje seus sonhos e os realize de forma consciente de sadia.

A mulherada que ama uma compra e depois não dorme com a fatura do cartão que pagou o mínimo e não para mais de crescer. Antes de comprar algo, pergunte a si mesma: Isso é mesmo necessário? Ou estou comprando por impulso?

Em qual ocasião eu irei usar isso? O quanto isso é mais importante que meus sonhos?

Se conseguir vá embora da loja, e volte depois de 3 dias, se você ainda ver necessidade aí você vai e compra. Tenho certeza de que suas despesas vão cair drasticamente. 85% das nossas decisões são emocionais, e 15% racionais. Provavelmente você pode estar comprando por estar triste, ansiosa, brava com alguma coisa. Vai por mim, funciona. E o autoconhecimento é o caminho.

4. Saiba seu estado atual

Quanto você ganha? Qual a sua entrada financeira?

Durante um mês registre seus gastos, observe aonde está indo seu dinheiro. Não precisa ser a vida toda assim, faça essa análise no próximo mês, a cada 3 meses para manter. Tem aplicativos ótimos para isso: Mobills, Organizze Finanças, Minhas Economias, GuiaBolso, entre outros.

Assim você conseguirá definir: quais são suas despesas fixas? Quais são suas despesas variáveis?

Decida então o que é necessário, o que é supérfluo, veja se o que você ganhando está compatível com o que você gasta.

Você se surpreenderá com quanto gasta em coisas que podem ser facilmente cortadas.

Vida abundante é viver bem de forma saudável e feliz na condição que você tem agora, e construindo hoje o seu futuro de forma constante.

5. Tenha uma imagem clara do seu futuro

Quem não sabe pra onde vai, qualquer caminho serve.

Sabe por que você não se controla e troca seus sonhos por prazer imediato?

Pois você não sabe o que quer. Onde pode e quer chegar.

O quanto essas coisas são importantes pra você. Se não tiver isso claro, é obvio que não vai tomar as melhores decisões.

Então sonhe, sem medidas. Pense, visualize a respeito do seu futuro, de quem você quer ser daqui há 1 ano, 5 anos, 10 anos. E estabeleça um plano para isso.

6. Invista em si mesmo

Se você decidiu que quer ser rico e percebeu que quer ganhar mais, tem um caminho, investir em si mesmo: no seu desenvolvimento pessoal. Invista em áreas de desenvolvimento humano, inteligência emocional, marketing digital e a respeito do seu ofício. Torna-se um especialista, só assim você vai ganhar mais fazendo o que você faz.

7. Mantenha sua mente segura de que está prosperando todos os dias

O primeiro passo para se sentir seguro financeiramente a meu ver: É montar, o que eu gosto de chamar de o meu paraíso mental financeiro.

O que é isso, Ana?

Pelo menos 6 meses do seu custo fixo aplicado em um investimento de liquidez. Quanto você custa por mês? Quanto custa sua estrutura? Então seu primeiro objetivo financeiro é ter investido seis meses do seu salário, para quem é assalariado.

E 12 meses para quem é empresário ou profissional liberal. Isso te dá uma tranquilidade e não é algo impossível de conseguir, mas para conseguir precisar dar o primeiro passo. Começar hoje, começar agora a construir esse paraíso mental financeiro.

E posso te falar essa mentalidade que me salvou nessa época de pandemia, pois eu já tinha construído esse paraíso mental.

8. E é logico:  elimine e evite dívidas

Faça uma lista com todas as suas dívidas e organize-as da maior para a menor taxa de juros. Cartões e cheque especial são as maiores taxas.

As vezes o banco tem taxas mais baixas no empréstimo do que nas taxas do cheque especial e do cartão e vale a pena, esses empréstimos, porém fica o alerta. Não adianta nada assumir um empréstimo que você não vai conseguir quitar, e voltar a usar o cartão e virar uma bola de neve novamente. Assuma compromissos baseados apenas naquilo que é real pra você.

Economize o máximo que puder e priorize as dívidas com maior taxa de juros. À medida que for pagando.  Comemore, mas comemore muito. Comemorar incentiva o nosso cérebro também a sentir mais disso.

Acabou uma dívida passe para a outra, até o dia da sua liberdade. Pode levar anos, mas é muito gratificante e extremamente necessário, inclusive pra você aprender a não cair nessa armadilha novamente.

Ah!! Importante pague suas contas imediatamente, já coloca no débito automático. E agradeça sempre que pagar uma conta, afinal você usufrui do serviço, e isso é muito bom.

Finalizando esse assunto: gostaria de abordar aqui uma outra questão com você:

Estabilidade no mundo de hoje não existe.

Estabilidade no dicionário que dizer: Solidez e segurança; qualidade daquilo que é estável: a boa estabilidade da ponte; estabilidade emocional e familiar. Permanência ou duração; que não se altera: a estabilidade do poder.

Quando falamos de estabilidade a palavra por si só, na existência do termo não existe. Nada é  estável a ponto de não se alterar.

Eu nem quero que minha vida tenha estabilidade financeira. Eu quero ter prosperidade financeira, quero crescer diariamente. Então cuidado com o que você pede.

Além de entendermos que temos o livre arbítrio para tomarmos as nossas decisões a agirmos de encontro aos nossos sonhos de ter a sonhada liberdade financeira.

Mas a nossa vida por inteira está nas mãos de Deus e prosperamos quando nos colocamos debaixo da estabilidade Dele, que Ele nos coloca. Então para de ficar vivendo e correndo atrás da sua estabilidade financeira. Busque o único que te garante a estabilidade em todas as áreas da sua vida que é a fonte.

Escrito por: Ana Pitii

Compartilhe com seus amigos!